O Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB), em parceria com o Sebrae de Alagoas, inaugurou ontem (10/12) a mostra Das Lagoas ao Imaginário Popular, que fica em cartaz até março. A exposição reúne obras da colecionadora e artista plástica Tania de Maya Pedrosa e também algumas peças do acervo do CRAB. Aos 90 anos, Tania é referência na pintura naif e na preservação e valorização das tradições artísticas e culturais de Alagoas.
“Esta ocasião, para mim, é ímpar. Eu sou colecionadora, mas não coleciono para vender. Fico feliz de ouvir dos artesãos, que faço parte da vida deles. Obrigada ao Sebrae por ter me dado a oportunidade de realizar esta exposição”, disse emocionada Tania. O evento de abertura contou com a presença de diretores do Sebrae, do presidente da Fecomércio e de curadores de exposições.
O diretor de Desenvolvimento do Sebrae Rio e membro do Comitê Nacional do CRAB, Sergio Malta, agradeceu ao Sebrae de Alagoas pela parceria e, em especial, a Tania de Maya Pedrosa: “Ela é uma figura fundamental na promoção e preservação do artesanato e da cultura popular de Alagoas. Ao prestigiar esta exposição, estamos não apenas celebrando o talento e a criatividade do povo alagoano, mas também reconhecendo o trabalho de uma mulher que dedicou sua vida à preservação da arte popular”, elogiou Sergio Malta.
Sergio Moreira, ex-presidente do Sebrae Nacional e filho de Tania, agradeceu a todos do CRAB e Sebrae pela realização da mostra: “Palavras algumas serão capazes de expressar nossa alegria, nossa honra e nossa gratidão de estarmos aqui, no CRAB. Trazemos com esta mostra Alagoas profunda, verdadeira e conservada. Temos um artesanato de raiz, verdadeiro. Vocês verão nessa mostra isso. Agradeço, além do Sebrae Nacional, também ao Sebrae de Alagoas, aqui representado por Renata Fonseca e Marina Gatto. Obrigado a todos”, disse Sergio Moreira.
Antonio Queiroz, do Conselho Deliberativo do Sebrae Rio (CDE) e presidente da Fecomércio, agradeceu a Tania por ter “trazido este presente pro Rio de Janeiro”. “O Sebrae, que sempre é visto como um instrumento de empreendedorismo, tem na ferramenta da Cultura uma oportunidade grande para que a sociedade seja mais igualitária, e o artesanato é um caminho para isso. Aproveitem a exposição e essa jóia que é o CRAB”, afirmou Queiroz.
O presidente do CDE do Sebrae Rio, Robson Carneiro, também prestigiou a exposição: “Ficamos felizes por receber nesse lindo equipamento cultural as obras de artesanato de Alagoas. Quero agradecer em especial a dona Tania. A casa, aqui, está cheia e feliz com esta linda exposição”. O diretor-superintendente do Sebrae Rio, Antonio Alvarenga, também elogiou a mostra: “Queria agradecer pelo trabalho maravilhoso que Tania fez pela cultura popular de Alagoas, preservando e incentivando essa cultura. Parabéns por sua vida ativa ao longo de seus 90 anos em prol dos artesãos do Brasil”. Julio de Freitas, diretor de Produtos e Atendimento do Sebrae Rio, também participou da abertura da mostra de Alagoas.
Das Lagoas ao Imaginário Popular é o coroamento do trabalho de dois anos envolvendo entrevistas longas, esclarecedoras e divertidas com Tania e o trabalho de campo voltado para reconstituir as trajetórias tanto da artista quanto da colecionadora devotada. Isso me permite entregar uma exposição que alinhava pesquisa com artes plásticas, arte popular, artesanato, história de vida e cordel”, explicou André Cunha, curador da mostra. Após a apresentação do Quarteto da Orquestra Filarmônica de Alagoas, a exposição foi aberta oficialmente nas galerias do térreo do CRAB.
-
Sobre a mostra
Ao todo estão expostas 250 obras. Além das peças da coleção de artesanato de Tania de Maya Pedrosa e suas pinturas, também poderão ser vistas obras em entalhe em madeira, cerâmica e bordado filé do acervo do CRAB. O curador da mostra, André Cunha, explica que sua proposta foi traduzir para o público a afinidade da artista com a arte popular e o artesanato brasileiros.
A mostra está organizada em quatro espaços que levam o visitante a uma viagem pela história e riqueza cultural de Alagoas. Logo na entrada, a primeira sala oferece o tema “Bem-vindo a Alagoas”, apresentando características da região e de seu artesanato tradicional. Em seguida, há uma sala dedicada a Tania de Maya Pedrosa, onde são apresentados seus principais trabalhos como bordadeira e pintora.
A terceira sala, chamada de “O Sertão Sempre Vivo”, reúne peças que refletem o universo árido e forte dessa região. Por fim, a sala “Alagoas e as Mãos que Dão Forma” apresenta obras da Ilha do Ferro, Lagoa da Canoa e Capela, onde o artesanato alagoano ganha vida por meio de formas e cores únicas. Além da mostra, algumas peças de artesãos que estão representadas na Mostra estarão disponíveis para compra na loja do CRAB.
-
Sobre o CRAB
Localizado na histórica Praça Tiradentes, no Rio de Janeiro, o CRAB é um espaço dedicado à promoção do artesanato brasileiro, oferecendo um ambiente que valoriza e dá visibilidade ao trabalho manual. Desde sua inauguração, o CRAB se consolidou como um centro de referência, promovendo exposições que celebram a riqueza cultural e criativa do país. Ao conectar visitantes com a diversidade artesanal brasileira, o CRAB reafirma seu compromisso com a preservação e valorização das tradições culturais do Brasil.
-
Serviço
Mostra: Das Lagoas ao Imaginário Popular
Data: 11 de dezembro de 2024 a início de março de 2025
Local: Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB)
Endereço: Praça Tiradentes 69/71, Centro, Rio de Janeiro
Funcionamento: terça a sábado, das 10h às 17h
Ingresso: Entrada gratuita (mediante apresentação de documento com foto)
Mais informações: https://crab.sebrae.com.br/