Nesta quarta-feira (1) é comemorado o Dia Nacional do Idoso. Levantamento do Sebrae Rio, com base nos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD) Contínua, do IBGE, indica que o empreendedorismo sênior (acima de 60 anos) cresceu 6,6% no 2º trimestre de 2025 em relação ao 1º trimestre, sendo a faixa etária com o maior percentual de aumento na comparação com o ano anterior. Atualmente, esses empreendedores representam 16% do total de donos de negócios no Rio de Janeiro.
“Com o aumento da expectativa de vida e da produtividade adquirida com a experiência profissional, esses empreendedores são grandes propulsores econômicos. No nosso estado, o empreendedorismo sênior é quem mais emprega, na comparação com as outras faixas etárias. Quinze por cento são empregadores. Esse dado reforça a importância de estimular o empreendedorismo nessa faixa etária, desde que tenha planejamento”, destaca Antonio Alvarenga, diretor-superintendente do Sebrae Rio.
O setor de serviços reúne a maioria desses empreendedores. Ao todo 55% resolvem empreender no segmento. Comércio vem na sequência com 19%, seguido por construção (11%), indústria (10%) e agropecuária (4%). Em relação à média salarial, o rendimento é o segundo maior (R$ 4.028,97) quando comparado às outras faixas etárias, ficando atrás da faixa de 40 a 59 anos.
“Hoje, 72% dos empreendedores nessa faixa etária estão na informalidade. Pela falta de informação ou pelo negócio ser embrionário, muitos desconhecem quais são os direitos, benefícios e obrigações. Abrir uma empresa hoje é muito fácil. Assim, o empreendedor adquire direito aos benefícios e vantagens do Seguro Social”, complementa Alvarenga.