ASN RJ
Compartilhe

CRAB ensina como preservar obras de artesanato

A apresentação é gratuita
Por Redação
ASN RJ
Compartilhe

Na próxima quarta-feira, dia 29, o Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB) reúne especialistas para apresentar ao público os métodos utilizados na preservação de obras de artesanato, com um foco especial na produção do mestre artesão Adalton Lopes e suas engenhocas. Participam desse Papo CRAB: Cátia Adalton, artesã e filha de Adalton; Jorge Mendes, curador e cenógrafo; Sergio dos Santos, museólogo especialista em arte popular brasileira, e Victor Cardoso, museólogo do CRAB. A apresentação começa às 15h e é gratuita, basta se inscrever pelo link: https://crab.sebrae.com.br/programacao/papo-crab-memoria-em-movimento-reflexoes-a-partir-da-obra-de-mestre-adalton/.

Adalton Fernandes Lopes é um dos mais conhecidos e importantes ceramistas fluminenses. Ele nasceu em 12 de outubro de 1938 na cidade de Niterói (RJ), onde viveu até 2005, ano da sua morte. Durante sua vida, Adalton exerceu várias profissões: foi pescador, soldado da Polícia Militar, motorista, trabalhou na Companhia Costeira do Ministério dos Transportes. Entretanto, sempre alimentou o desejo de dedicar-se inteiramente à modelagem do barro, que já fazia desde criança, por brincadeira e, depois de adulto, por prazer, nas horas vagas.

-

Sobre o CRAB

Inaugurado em 2016 em um prédio histórico da Praça Tiradentes, no Rio de Janeiro, o CRAB tem como missão promover o artesanato nacional e contribuir para qualificar a imagem dos produtos feitos à mão no Brasil. Em suas galerias estão ou passaram importantes trabalhos de artesanato, revelando histórias, origens e territórios. Atualmente, abriga uma coleção de 1.700 itens, que representam a expressão da cultura popular e da criatividade brasileiras. Entre as obras mais significativas estão algumas cerâmicas de Zezinha do Vale de Jequitinhonha (MG), de João Borges (Teresina-PI), João das Alagoas (Capela-AL), Maria Sil (Capela-AL) e as esculturas em madeira de Abelardo dos Santos (Ilha do Ferro-PI). No CRAB, o artesanato é valorizado como objeto de arte e de desejo.

-

Presente e passado em prédio histórico

O CRAB também é um local de memória urbana e um importante distrito criativo do Rio. A região combina valor histórico, cultural, turístico, gastronômico e de entretenimento. Todo o espaço do CRAB possui uma estrutura moderna e sofisticada, que convive com o padrão construtivo do século XVIII. Esse cenário arquitetônico revitalizado valoriza e destaca o artesanato brasileiro, contribuindo para a afirmação cultural da Praça.

No CRAB, as áreas de convivência são projetadas para estimular relacionamentos e a troca de informações, como na Midiateca. O CRAB também dispõe de espaços multiuso, como um auditório de 100 lugares e salas para oficinas e workshops. Esses ambientes são destinados à capacitação, formação, pesquisa e experimentação.

O complexo arquitetônico do CRAB é um bem tombado pelo IPHAN, na esfera federal; pelo INEPAC, na estadual; e pelo IRPH, órgão municipal. Os três prédios fazem parte do Corredor Cultural do Rio Antigo, criado para preservar áreas históricas.

-

Serviço

Endereço: Praça Tiradentes 69/71, Centro do Rio de Janeiro

Funcionamento: terça-feira a sábado, das 10h às 17h

Ingresso: entrada franca

Website: https://crab.sebrae.com.br/

  • Artesanato
  • CRAB
  • exposição