
O Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB) realizará uma série de atividades dos dias 16 a 21 de maio, durante a Semana dos Museus, organizada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Além de várias ações em suas redes sociais, o CRAB oferecerá gratuitamente ao público oficinas, visitas guiadas a seu acervo e contação de histórias na midiateca. A programação começou ontem (18/5), com um debate com os museólogos Victor Glicério e Carina Mesquita no canal do CRAB no Youtube. O tema deste ano é o Poder do Museu.
Os Laboratórios de Museus do CRAB acontecerão nos dias 18, 19, 20 e 21 de maio, em duas turmas: uma de manhã (às 10h) e outra à tarde (às 15h). Nessas oficinas, o participante terá a oportunidade de criar sua própria ideia de museu. Já na midiateca do CRAB, o público poderá ouvir muitas narrativas lúdicas sobre o artesanato brasileiro dia 21 de maio, a partir das 16h.
O CRAB fica na Praça Tiradentes, nº 69 a 71, no Centro do Rio de Janeiro, e a entrada é grátis.
Sobre o CRAB
Inaugurado em 2016, O Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB) tem como missão promover o artesanato nacional e contribuir para qualificar a imagem dos produtos feitos à mão no Brasil.
Em suas galerias estão ou passaram importantes trabalhos de artesanato, revelando histórias, origens e territórios. Atualmente, abriga uma coleção de mais de mais de 1.500 itens de todos os tipos, que representam a expressão da cultura popular e da criatividade brasileira. Entre as obras mais significativas estão algumas cerâmicas de Zezinha do Vale de Jequitinhonha (MG), de João Borges (Teresina-PI), João das Alagoas (Capela-AL) e Maria Sil (Capela-AL). No CRAB, o artesanato é valorizado como objeto de arte e de desejo.
O CRAB também se transformou num espaço cultural de múltiplas atividades, em permanente troca com os demais equipamentos culturais da região. Em suas galerias, há uma conexão com outros segmentos criativos como o design, a arquitetura, a música, o audiovisual, a literatura, a moda, as mídias e a cultura popular.
