Para fortalecer a rede de colaboração e definir ações que impulsionem o crescimento sustentável, a Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) Lagos teve ontem seu primeiro encontro geral do ano, em Cabo Frio. Membros dos quatro grupos de trabalho apresentaram as realizações até agora e metas para 2025, participando ainda de atividades de integração. Criada há 10 meses a partir da formação de líderes locais pelo Sebrae Rio, com um método que já alcançou três mil lideranças em todo o país, a instituição atua junto às prioridades do turismo, educação, infraestrutura e gestão pública.
Uma das metas é fortalecer o turismo, que é uma vocação natural dos 10 municípios. Ampliar a participação no programa Bandeira Azul, uma ferramenta de gestão da orla, que hoje está em seis dessas cidades, é outro objetivo importante.
Junto com o Sebrae Rio, a ADR Lagos também pretende abrir mais duas Salas do Empreendedor do Produtor Rural na região, onde já inaugurou em 2024, em Saquarema, a primeira sala do estado voltada a agricultores familiares. Enquanto na educação, os desafios identificados até agora serão tratados com os novos secretários municipais.
Já o grupo de trabalho de infraestrutura comemorou a assinatura, durante o evento, do termo de cooperação entre a ADR Lagos e uma empresa que estrutura organizações de catadores para a logística reversa, por meio do qual empresas e gestores serão capacitados sobre coleta seletiva.
“Nosso papel é trabalhar unidos para transformar os territórios e atingir, com parcerias públicas e privadas, as metas que identificamos para a região”, afirma o presidente da ADR Lagos, Ricardo Guadagnin.
A coordenadora do Sebrae Rio na Região dos Lagos, Ana Cláudia Vieira, completa:
“O trabalho integrado é capaz de melhorar a qualidade de vida de todos e gerar um bom ambiente para os pequenos negócios, por isso seguimos apoiando a agência.”