ASN RJ
Compartilhe

‘Mata Viva’ é inaugurada no CRAB

A mostra é sensorial e exibe a produção de 65 artesãos dos seis biomas do Brasil
Por Redação
ASN RJ
Compartilhe

Exposição master do Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro, Mata Viva foi aberta ontem à noite, com a presença de diretores do Sebrae e convidados. A mostra, com entrada gratuita, ocupa oito galerias e reúne 260 obras de 65 grandes artesãos. Trata-se de um retrato rico do que é produzido artesanalmente nos seis biomas do país: da Amazônia à Mata Atlântica, do Pantanal e Cerrado à Caatinga e o Pampa.

-

“Hoje celebramos mais do que uma exposição. Celebramos a riqueza da natureza brasileira e a força criativa dos nossos artesãos e artesãs. ‘Mata Viva ‘ mostra um Brasil vivo, diverso, feito à mão”, disse Sergio Malta, diretor de Desenvolvimento do Sebrae Rio e membro do Comitê Nacional de Governança do CRAB.

Diretores do Sebrae Rio Antonio Alvarenga e Sergio Malta

-

O diretor-superintendente do Sebrae Rio, Antonio Alvarenga, agradeceu a presença de todos. “O CRAB é uma linda vitrine que temos para expor o artesanato das várias regiões do Brasil. E ‘Mata Viva’ é a melhor forma de mostrar aos turistas e ao público em geral a riqueza do nosso país”, afirmou Alvarenga. Já o diretor técnico do Sebrae Paraná, César Rissete, destacou a importância do artesão, que “trabalha de forma sustentável”. “Nosso país é um dos únicos com tantos biomas. Essa riqueza é compartilhada por nossos artesãos. Parabéns ao CRAB por essa bela exposição”, comemorou Lamisse Said, diretora técnica do Sebrae Amazonas.

-

Também presente na noite de abertura do ‘Mata Viva’ , Fábio Krieger, gerente de Competitividade do Sebrae Nacional, ressaltou o importante trabalho do Sebrae pelo artesanato e lembrou que o CRAB completa 10 anos no ano que vem: “É importante atuarmos nesse setor, que movimenta R$ 102 bilhões. Portanto, é um segmento importante para a economia brasileira. É também importante falarmos sobre ‘mata viva’, como nesta exposição. Porque o novo modelo econômico pressupõe que a sustentabilidade tenha mais reconhecimento econômico”, disse Krieger. Os curadores da exposição, Jair de Souza e Jorge Mendes, agradeceram a presença de todos e convidaram a platéia para conhecer a Mata Viva : “Vocês vão ver aqui o melhor que temos mundo em termos de arte popular e o melhor que temos no Brasil”, disse Jair de Souza.

-

Mata Viva 

-

Mata Viva é uma das maiores mostras de artesanato já montadas no CRAB. Além, das obras, todo o cenário de 2 mil m², com paisagens dos biomas, foi confeccionado por artistas que trabalham nas grandes escolas de samba do Rio de Janeiro. Na última sala, o visitante ainda verá um grande mapa do País com bordados feitos por bordadeiras que moram na comunidade do Morro da Providência, no Centro.

-

Madeiras de árvores, palhas, sementes e argila estão expostas junto ao trabalho de 65 grandes artesãs e artesãos brasileiros. Entre as peças em exibição, destacam-se os trabalhos de Antônio de Dedé (AL), Antonio Julião (MG), Artur Pereira (MG), Chico da Tabibuia (RJ), Conceição dos Bugres (MS), GTO (MG), José Alcântara (AM), Zé Bezerra (PE), Mestre Petrônio (AL), Véio (SE), Zé do Chalé (SE) e Lafaete Rocha (PR). No percurso imersivo, com sons de animais e rios, estão objetos que retratam não só o mundo vegetal, mas também animais e seres humanizados.

-

Sobre o CRAB

Criado em 2008, em um prédio histórico e tombado da Praça Tiradentes, no Centro do Rio de Janeiro, o CRAB realiza atividades que reforçam sua missão de promover o artesanato nacional e contribuir para qualificar a imagem dos produtos feitos à mão no Brasil. Com uma rica programação de conteúdos e exposições, o CRAB celebra as manifestações culturais relacionadas ao artesanato, atraindo o público para o diálogo.

Desde sua abertura, o espaço já abrigou 37 grandes exposições; reestruturou seu acervo de cerca de 2 mil obras e estabeleceu o Programa de Visitas Guiadas, o Programa Educativo e o Programa de mostras de artesanato de todo o país. Todo o espaço possui uma estrutura moderna e sofisticada que convive com o padrão construtivo do século XVIII.

O complexo arquitetônico do CRAB é regido pela legislação de proteção aos bens tombados nas esferas federal (IPHAN); estadual (INEPAC) e municipal (IRPH). Os três prédios fazem parte do Corredor Cultural do Rio Antigo, criado para preservar áreas históricas. Por sua importância no processo de revitalização da Praça Tiradentes, o CRAB já ganhou o prêmio Arquitetura de Edificações do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-RJ) e também, por duas vezes, o certificado de excelência do Trip Advisor.

-

Serviço

Endereço: Praça Tiradentes 69/71, Centro do Rio de Janeiro

Funcionamento: terça-feira a sábado, das 10h às 17h

Ingresso: entrada franca (mediante documento com foto)

Website: https://crab.sebrae.com.br/

  • Artesanato
  • CRAB
  • Mata Viva
  • mostra