Na próxima quinta-feira, dia 12, o Canal Empreender – uma parceria entre a Band e o Sebrae – vai apresentar o reality show Top Empreendedor, onde 10 microempreendedores de comunidades cariocas vão estrelar e mostrar seus empreendimentos. Os participantes fizeram parte de um programa de gestão do Sebrae Rio, que leva o mesmo nome do reality: Top Empreendedor.
Durante o programa, é possível entender as dificuldades de cada empreendimento e as soluções oferecidas pelo Sebrae, que vão desde workshops, a consultorias e mentorias voltadas aos negócios de cada participante. O programa traz empreendedores das comunidades de Santa Marta, Morro dos Prazeres, Morro do Fallet, Morro da Providência, Trapicheiros, Senador Camará, Cordovil, Cruzada São Sebastião e Comunidade do Guarda, em Del Castilho.
O Top Empreendedor é gratuito e tem como princípio apoiar o desenvolvimento de negócios em favelas e comunidades no Estado do Rio de Janeiro. Iniciado em 2018, desde 2020 vem sendo trabalhado 100% on-line, o que possibilitou sua expansão para outros municípios do estado.
“A favela é um celeiro de inovação! Quando a gente olha territórios que muitas vezes tem tanta dificuldade de acesso a saneamento, habitações de qualidade, saúde, educação e o que eles dão conta de construir, a gente percebe que só com muita criatividade e força. O programa é focado em fomentar esses negócios em favelas e leva em conta as características desses empreendedores”, comenta a coordenadora de Comunidades do Sebrae Rio, Carla Panisset.
O programa acontece uma vez por ano e dura cerca de três meses. O reality mostra parte das aulas e as mudanças que vão ocorrendo, neste período, nos negócios dos empreendedores. São sete episódios que falam sobre a Potência das Favelas, Plano de Negócios e Consultorias, Finanças, Networking, Marketing Digital, Pitch, entre outros assuntos voltados ao empreendedorismo.
Rodrigo Pontes tem uma mini papelaria na Comunidade do Guarda, em Del Castilho e é um dos participantes do reality. Ele esperava conseguir organizar as finanças com os ensinamentos do Top Empreendedor, mas após o programa conseguiu muito mais.
“Eu abri uma filial em outra comunidade. A previsão era para fevereiro como eu disse no reality, mas apareceu a oportunidade e eu estava preparado para agarrá-la”, revelou.
Conheça os participantes do Top Empreendedor – Reality
Érica Mester – Morro do Fallet: Érica empreende desde os 17 anos de idade. Após muito ajudar os amigos a tirar dúvidas sobre como empreender ela abriu uma escola para microempreendedores individuais e, atualmente, está montando um game para ajudar empreendedores a montar seu Plano de Negócios.
Jully Souz – Morro da Providência: A trancista começou a empreender com R$ 50,00. Como diferencial, além de trançar o cabelo das clientes, ela deseja ensinar outras mulheres periféricas e propagar a potência das favelas.
Nice Silva – Dona Marta: A nutricionista aproveitou a habilidade da mãe na cozinha e juntas criaram uma empresa de alimentação saudável. Demoraram para colocar a ideia em prática, porque no alto do morro a empresa de entrega não fazia atendimento. Elas precisaram alugar uma casa no início da comunidade para começar o empreendimento.
Viviane Pereira da Silva – Trapicheiros: Viviane é psicóloga e se apaixonou pela fitoterapia. Trocou um emprego estável para empreender e entrou no programa para, entre outras coisas, fazer networking.
Leandro Santana – Morro dos Prazeres: Responsável pelo Bar do Tino, Leandro trabalha com toda a família. Com o slogan “Comida boa não tem endereço”, ele já recebeu vários prêmios pelo cardápio de comida nordestina e pela costela no bafo, carro-chefe do estabelecimento, que possui uma das vistas mais bonitas do Rio.
Gabriela Moreira – Cruzada São Sebastião: A esposa do Nei é a responsável pelo CNPJ e a dona da receita de mate com limão que atrai os cariocas na Praia do Leblon. O negócio teve início por necessidade, mas já cresceu, sobreviveu à pandemia e ela e o marido têm grandes sonhos para a empresa.
Rodrigo Pontes – Comunidade do Guarda: Rodrigo começou a empreender na pandemia, por necessidade. Abriu, na Comunidade do Guarda, em Del Castilho, uma mini papelaria e após o programa já conseguiu expandir.
Elaine Alves – Senador Camará: Após enfrentar uma doença grave, Elaine decidiu que trabalharia no que gosta. Encontrou no artesanato uma vocação e, atualmente, tem uma empresa de bordados à máquina.
Elias Duarte – Dona Marta: Uma das primeiras unidades pacificadas no Rio de Janeiro, Dona Marta recebe centenas de turistas por mês. Elias investe nesse tipo de turismo comunitário e faz do morro uma grande atração para brasileiros e estrangeiros.
Gisele Soares da Fonseca – Cordovil: Após a maternidade, a empresária decidiu empreender para dividir o tempo entre o trabalho e a filha. Até iniciar o programa, ela não se via como empreendedora.
-
Serviço:
Data de estreia: 12/01/2023
Horário: 17h30
Canais: TVs Fechadas: Claro TV (562); Sky TV (568); Vivo (605); Associação Neo – Streamings: Vivo Play; Uol Play; Watch; e Canal do YouTube do Sebrae.
-