Empreendedores do setor cervejeiro da região Serrana do Rio de Janeiro têm uma nova oportunidade para fortalecer seus negócios. O Sebrae Rio está com inscrições abertas para o projeto Cervejas Artesanais, que será realizado em formato híbrido e terá início em setembro, com programação até novembro de 2025. Inscrições pelo link.
O programa é voltado a micro e pequenas empresas com CNPJ válido, que tenham sede ou filial em Petrópolis, Teresópolis, Nova Friburgo ou demais municípios da região serrana do estado, e faturamento anual de até R$ 4,8 milhões.
Focado no fortalecimento do setor de cervejas artesanais, o projeto vai preparar empresários para aprimorar a gestão, aumentar a competitividade e desenvolver competências essenciais para enfrentar os desafios do mercado. Entre os temas abordados estão: boas práticas de produção, estratégia de vendas, finanças, marketing digital, tributação e associativismo.
As atividades incluem uma pesquisa sobre o perfil das empresas, encontros coletivos, além de consultorias e mentorias individuais on-line com especialistas do Sebrae. Cada empresa participante terá acesso a mais de 36 horas de capacitação. Serão oferecidas 20 vagas, preenchidas por ordem de inscrição.
Segundo Fernanda Gripp, coordenadora do Sebrae Rio no escritório regional de Nova Friburgo, o projeto chega em um momento estratégico para o setor cervejeiro, pois valoriza a identidade local e aumenta as oportunidades de negócios para o turismo cervejeiro na região.
“Nosso objetivo é apoiar os empreendedores para que consigam estruturar seus negócios de forma mais competitiva e sustentável”, diz Fernanda.
O Brasil, terceiro maior produtor de cerveja do mundo, conta com mais de 1.700 cervejarias registradas e um mercado em expansão. Para as microcervejarias, o projeto do Sebrae Rio representa uma oportunidade para superar desafios como burocracia, regulação, competição com grandes marcas e limitações de distribuição. A iniciativa também busca incentivar parcerias e eventos, estimular a diferenciação de produtos e fortalecer o turismo cervejeiro, tendências que vêm impulsionando o setor.