ASN RJ Atualização
Compartilhe

Empreendedores negros chegam a 53,4% no Rio de Janeiro

Setor de serviços concentra a maioria desses pequenos negócios
Por Redação
ASN RJ Atualização
Compartilhe

O mês da Consciência Negra e o afroempreendedorismo estão conectados. Levantamento do Sebrae Rio, com base nos dados da PNAD-Contínua do IBGE, mostra que 53,4% dos empreendedores do Rio de Janeiro são negros. Enquanto brancos à frente de pequenos negócios somam 46,6%. No ranking nacional, o Rio de Janeiro fica em quarto lugar com 9% do total de empreendedores negros do país, ficando atrás de São Paulo (17%), Minas Gerais (11%) e Bahia (10%).

“O empreendedorismo negro é histórico no Brasil. Sabemos, por estudos, que empreendedores negros enfrentam desafios maiores e frequentemente faturam menos do que os brancos. Hoje, 80% dos empreendedores negros recebem até dois salários-mínimos. Por isso, precisamos enaltecer e promover ações gratuitas como o Aquilombar, evento de promoção à cultura e negócios afros, que vai ocorrer no fim do mês nos Arcos da Lapa”, explica Sergio Malta, diretor de Desenvolvimento do Sebrae Rio.

A maioria dos empreendedores negros (58,6%) atua no setor de serviços, seguido por comércio (17,4%), construção (15,5%), indústria (6,5%) e agropecuária (1,8%). O estudo indica ainda que entre os empreendedores negros, quase 80% têm até o ensino médio, 92% trabalham por conta própria e maioria atua na informalidade (76,4%).

Em relação aos rendimentos, os empreendedores negros do Rio de Janeiro ganham em média R$ 2.925. Já a média nacional é R$ 2.627.

  • afroempreendedorismo
  • Empreendedorismo
  • Mês da Consciência Negra
  • Rio de Janeiro