ASN RJ
Compartilhe

Pequenos negócios do Rio de Janeiro utilizam cada vez
mais canais digitais para vendas

Pesquisa do Sebrae indica principais serviços disponibilizados pelos empreendedores
Por Redação
ASN RJ
Compartilhe

Os empreendedores, de forma geral, estão investindo cada vez mais nas estratégias digitais para alavancar negócios. O uso dos celulares virou hábito para os empreendedores e mais de 98% usam e acessam internet pelo aparelho. Por conta do uso da tecnologia, WhatsApp, Instagram e Facebook são os principais meios digitais utilizados pelos pequenos negócios do Rio de Janeiro para vendas, além de 63% terem conta no Instagram, 40,6% no Facebook, 11,6% possuem site próprio, 4,9% no TikTok e 4,3% no LinkedIn. É o que aponta pesquisa “Transformação Digital nos Pequenos Negócios” do Sebrae, com base nos dados da Pnad-C.

Dentre os serviços oferecidos aos clientes pelas redes sociais, os empreendedores disponibilizam catálogo, preços e personalização de produtos ou serviços, espaço para reclamação ou sugestões e Fale Conosco. Por conta disso, os canais digitais representam 38,6% das vendas para até 40% dos empreendedores, 20,4% entre 41% a 80% das vendas; 18,6% entre 81% a 100% e para 15,4% não representam diferença nas vendas dos seus produtos e serviços.

Em relação aos processos tecnológicos adotados nas empresas, a pesquisa abordou que 46,4% utilizam software de gestão; 29,7% utilizam ferramenta de gestão de clientes; 35,4% utilizam propagandas pagas pelas redes sociais; 53,2% utilizam WhatsApp for Business; 25,5% utilizam Google Meu Negócio; e 15,6% utilizam automação de processos.

“Os empreendedores possuem uma capacidade de se adaptar e adotar novas tecnologias. Essa estratégia acaba virando um diferencial competitivo e essas empresas passam a se destacar no mercado, sem limite de hora ou território. O uso adequado de ferramentas digitais trará resultados mensuráveis e com engajamento qualificado para a empresa. A pesquisa indicou que 58% dos empreendedores realizaram alguma capacitação on-line. Para realização desses cursos os meios utilizados são o computador, celular, aplicativo de curso e WhatsApp ou Telegram”, destaca Raquel Abrantes, gerente de Inovação e Soluções do Sebrae Rio.

  • canais digitais
  • Empreendedorismo
  • pesquisa
  • Tecnologia