ASN RJ
Compartilhe

Vinte e três por cento dos empreendedores fluminenses consideram que a reforma tributária será positiva à economia

Pesquisa do Sebrae também aponta quais as principais dificuldades de quem empreende no Rio de Janeiro
Por Redação
ASN RJ
Compartilhe

Nos últimos meses, o Brasil avançou nas questões da reforma tributária. Pesquisa do Sebrae aponta que 23% dos empreendedores o impacto será positivo, enquanto o mesmo percentual considera que o efeito será negativo. Já 13% julgam que será indiferente à economia. Outros 41% não souberam responder.

“A reforma tributária é um instrumento importante para impulsionar o desenvolvimento econômico do país. No novo modelo proposto, a ideia é melhorar a eficiência e a qualidade da tributação. Assim, a população e as empresas em operação terão o benefício de uma cobrança de impostos mais transparente e simplificada, explica Tito Ryff, Gerente de Políticas Públicas do Sebrae Rio.

Quem empreende no Rio de Janeiro, entende as variáveis que podem afetar o seu negócio. Hoje, falta de clientes, aumento de custos e dívidas são as principais dificuldades para os empreendedores. Essas alterações fizeram com que 42% dos pequenos negócios tiveram diminuição em faturamento em relação ao mesmo período do ano passado, 29% mantiveram os rendimentos e 24% conseguiram aumentar o seu faturamento. Por conta do momento, 43% repassaram parcialmente os custos desse aumento aos seus clientes, 8% repassaram totalmente e 47% não repassaram esses valores.

Crédito

Pesquisa do Sebrae indica que 71% dos empreendedores tiveram a solicitação de crédito recusada, 7% aguardam resposta e 22% conseguiram o empréstimo. O levantamento mostra ainda que, 59% dos pequenos negócios fluminenses encontram-se inadimplentes ou endividados e 41% não possuem empréstimos. Essas despesas representam um custo mensal para as empresas. Para 72% variam até 50% do gasto, e para 19% mais de 50% do custo.

  • Crédito
  • faturamento
  • impostos
  • pesquisa
  • reforma tributária