ASN RJ
Compartilhe

Inscrições para capacitação de gestores públicos culturais termina na próxima terça (15)

Duzentos municípios brasileiros serão selecionados para programa do Sebrae
Por Redação
ASN RJ
Compartilhe

Para fomentar e promover capacitações gratuitas voltadas às políticas públicas de Economia Criativa, o Sebrae oferece a “Trilha Crie Políticas Públicas”, que vai traçar estratégias, diagnosticar o cenário cultural do município e criar planos personalizados para sustentabilidade da cultura local. As inscrições são gratuitas pelo link até o dia 15 de abril.

A capacitação é exclusiva para gestores públicos, já que as prefeituras vão receber orientações para operacionalizar a Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), a Lei Paulo Gustavo (LPG), os Sistemas Municipais de Cultura e as demais políticas municipais de fomento à cultura. Dos 200 municípios brasileiros selecionados para o programa, os participantes receberão 15 horas de atendimento on-line com consultores especializados do setor de cultura.

“O Rio de Janeiro conta com 78,6 mil pequenos negócios ligados ao setor de Economia Criativa. O trabalho criativo é uma vocação do nosso estado. Por isso, precisamos preparar os gestores públicos sobre as políticas públicas ligadas ao segmento. Assim, eles vão poder apoiar, fortalecer e aumentar a renda das empresas”, explica Sergio Malta, diretor de Desenvolvimento do Sebrae Rio.

Sobre o Projeto Crie Políticas Públicas

O Crie Políticas Públicas é uma iniciativa do Polo de Referência Nacional em Economia Criativa, liderado pelo Sebrae-SP em parceria com o Sebrae Nacional. O projeto apoia gestores municipais na implementação de políticas culturais e otimização dos recursos das Leis Paulo Gustavo e Aldir Blanc, além de orientar os gestores na implementação e fortalecimento do sistema municipal de cultura.

Em 2024, o projeto beneficiou 622 municípios brasileiros, oferecendo 125 consultorias, 336 orientações coletivas e 546 mentorias. No estado de São Paulo, 215 municípios foram atendidos, totalizando mais de 1.000 horas de consultoria.

Os serviços incluem atendimentos estruturados, mentorias temáticas, minicursos e consultorias especializadas sobre temas como CPF da Cultura, prestação de contas e modalidades de repasse. Um dos principais destaques do projeto é a Trilha Crie PP, que oferece 15 horas de capacitação para gestores públicos, proporcionando orientação especializada para a criação e implementação de planos de ação cultural.

  • cultura
  • Economia Criativa
  • gestor público
  • Políticas Públicas