ASN RJ
Compartilhe

Sebrae Rio promove evento de reconhecimento a diretores de escolas

Instituições de ensino realizaram compras de produtos de pequenos negócios locais
Por Sebrae Rio
ASN RJ
Compartilhe

O Programa Dinheiro Direto nas Escolas (PDDE) consiste na destinação anual de recursos financeiros, em caráter suplementar, repassados às escolas e que pode ser utilizado para o provimento das necessidades prioritárias dos estabelecimentos educacionais beneficiários que concorram para a garantia de seu funcionamento; a promoção de melhorias em sua infraestrutura física e pedagógica; e o incentivo da autogestão escolar e do exercício da cidadania, com a participação da comunidade no controle social.

Realizado na sede do Sebrae Rio e promovido pela Gerência de Políticas Públicas, ER Serrana I e Gerência de Educação, o reconhecimento contemplou diretores de escola e homenageou gestores, diretores e técnicos dos municípios de Cordeiro, Nova Friburgo e Sumidouro. Essas localidades foram reconhecidas e premiadas pelo conjunto de ações implementadas em prol da execução eficaz dos recursos do PDDE e pelo fomento aos pequenos negócios da região. Presente no encontro, Raquel Pereira, Coordenadora de Monitoramento, Avaliação e Apoio à Gestão do FNDE, ressaltou a importância do programa para o fortalecimento das escolas públicas e o estímulo ao comércio local. Hudson Costa, representante do Sebrae Nacional destacou que esse recurso tem um poder não apenas monetário, mas de transformar a realidade de diversas famílias. Para Tito Ryff, gerente de Políticas Públicas, o reconhecimento contribui para uma concorrência positiva, fazendo com que os municípios contemplados sejam referência para que outros busquem comportamentos semelhantes. No âmbito de nossa atuação, fomentamos o acesso às compras e contratações públicas pelos pequenos negócios, bem como apoiamos os municípios para apliquem o tratamento diferenciado previsto em lei para as MPE.

Esse programa auxilia os diretores na execução dos recursos e também apoia o gasto com foco nas pequenas empresas locais, que estão no município, ao entorno das escolas e muitas vezes, com os pais dos próprios alunos, que já empreendem de alguma forma, conforme destaca a coordenadora do Sebrae Rio em Nova Friburgo, Fernanda Gripp.

A possibilidade de reconhecer diretores de escolas por um trabalho tão nobre e competente é um privilégio. A Educação Empreendedora não habita apenas na escola, ela transborda para a sociedade. Ter diretores e secretários de educação reunidos em um evento de Políticas Públicas só mostra que estamos no caminho certo e, com certeza muito próspero, afirma Amanda Borges, Coordenadora de Educação Empreendedora do Sebrae Rio.

  • compras públicas
  • educação empreendedora
  • Empreendedorismo
  • Políticas Públicas