Com o intuito de melhorar o ambiente de negócios para quem empreende no estado do Rio, o Sebrae e a Secretaria de Transformação Digital (SETD) realizaram o III Fórum de Simplificação do Estado do Rio de Janeiro, que contou com a presença de gestores públicos estratégicos para debater políticas que possam facilitar o acesso de informações para empreendedores. O encontro teve o objetivo de fomentar a Política Estadual de Simplificação, com diretrizes baseadas na desburocratização, na modernização, no fortalecimento e na simplificação da relação do poder público com a sociedade fluminense. O foco é a melhoria do atendimento do usuário do serviço público, de modo que suas demandas ao Estado sejam respondidas com clareza, celeridade e alto padrão de qualidade.
“É muito importante a realização de mais uma edição do Fórum de Simplificação, um espaço com foco na desburocratização e na simplificação da relação entre o poder público e a sociedade fluminense. Com isso, vamos gerar cada vez mais confiança e credibilidade para o empreendedor. Essa parceria com o Sebrae Rio é fundamental para ampliarmos esse ecossistema de empreendedorismo e transformação digital em todo o estado”, destacou o secretário de Estado de Transformação Digital Mauro Farias.
Durante o seminário, foram definidas ações como a aprovação do regimento interno do fórum e apresentação das demandas para a desburocratização do ambiente de negócios e os principais avanços e metas do Estado no processo de digitalização, unificação de certidões e disponibilização de informações sobre atos normativos de forma intuitiva ao cidadão. O encontro contou com participação de representantes das secretarias da Fazenda (SEFAZ), de Planejamento e Gestão (SEPLAG), Controladoria-Geral do Estado (CGE-RJ), Centro de Tecnologia de Informação e Comunicação (PRODERJ), Junta Comercial do Estado (JUCERJA) e Procuradoria-Geral do Estado (PGE-RJ).
“Simplificação e Transformação Digital andam de mãos dadas, pois as ferramentas digitais nos permitem, hoje, simplificar e agilizar os processos decisórios, os procedimentos administrativos e a interação com o cidadão, seja ele empreendedor, contribuinte, usuário de serviços públicos ou beneficiário de políticas sociais. A melhoria do ambiente de negócios faz com que os pequenos negócios se tornem cada vez mais importantes em nosso processo de desenvolvimento econômico e social”, explica Tito Ryff, gerente de Políticas Públicas do Sebrae Rio.
No III Fórum de Simplificação do Estado do Rio de Janeiro participaram o secretário de Transformação Digital, Mauro Farias; o presidente do PRODERJ, Flávio Rodrigues; o presidente da JUCERJA, Sergio Romay; o gerente de Políticas Públicas do Sebrae Rio, Tito Ryff; e representantes de diversos órgãos estaduais como a SETD, a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão, a Secretaria de Estado de Fazenda, a Procuradoria Geral do Estado e a Controladoria Geral do Estado.