Sebrae Acesse o Portal Sebrae
Você está na ASN

Agência Sebrae de Notícias

ASN RJ 25/07/22 às 18:23
Compartilhe

Empreendedorismo acima de 55 anos tem queda no Estado do Rio

Por Redação
ASN RJ 25/07/22 às 18:23
Compartilhe

Nesta terça-feira (26), é celebrado o Dia dos Avós. O empreendedorismo para pessoas acima de 55 anos vem reduzindo no estado do Rio. Em comparação entre o primeiro trimestre de 2022 e o primeiro trimestre do ano passado houve uma redução de 13%. Quando o recorte é em comparação com o último trimestre de 2021 essa redução vai para 4%. Nessa faixa etária, 67% dos empreendedores são do gênero masculino e 33% são mulheres.

“Muitos empreendedores deixaram de realizar estratégias, como elaborar um plano de negócios e planejamento da empresa, na ausência do empreendedor. Muitos empreendem por necessidade ou oportunidade, e sem a formação adequada, os riscos são altos. A educação empreendedora ajuda a mitigar os níveis de mortalidade das empresas, que são muito altos no Brasil”, explica o gerente de Educação do Sebrae Rio, Antônio Kronemberger.

Quem resiste ao tempo e continua em atividade é a empreendedora Miriam dos Santos Azevedo, de 66 anos, que há 10 anos resolveu empreender e abriu a Brigaderia da Vovó, em Cabo Frio. Começou como microempreendedora individual e agora é uma empresa de pequeno porte, que conta com 18 funcionários. “Sou uma pessoa muito ativa. Gosto de pessoas e estar no dia a dia da empresa. Não penso em aposentadoria. Vivo com intensidade o meu presente”, conta a empresária.

“A expectativa de vida do brasileiro aumentou muito. Então, a necessidade de realização pessoal e profissional por mais anos na nossa trajetória se torna fundamental. Apesar de uma redução dos números, o levantamento aponta que 92% dos empreendedores do estado, com mais de 55 anos, possuem seu negócio há mais de dois anos. Se vamos viver mais, também teremos mais atividade laboral. Os maduros estão espalhados por todas as possibilidades de negócios”, complementa Kronemberger.

Outros números:

CNPJ: 71% dos empreendedores acima de 55 anos do estado não possuem CNPJ.

Empregados: 88% dos empreendedores acima de 55 anos do estado são conta própria (não possuem empregados).

Cor/raça: 52% dos empreendedores acima de 55 anos do estado são da cor/raça branca.

Segmento: 20% dos empreendedores acima de 55 anos do estado estão concentrados no segmento de Comércio e 16% de Construção.

Escolaridade: 41% dos empreendedores acima de 55 anos do estado possuem nível fundamental (completo ou incompleto).

Customer Experience

Para apoiar as micro e pequenas empresas, o Sebrae Rio desenvolveu um minicurso gratuito de nove aulas on-line de Customer Experience, com o objetivo de implementar uma cultura centrada no cliente, na fidelização, criação de experiências únicas e mapear a jornada do cliente. As inscrições são feitas pelo link https://sites.rj.sebrae.com.br/inscricao/minicurso-customer-experience

Compartilhe
Ficou com alguma dúvida ou tem sugestões? Entre em contato pelo [email protected] ou fale com a ASN em cada UF

Notícias relacionadas