O Sebrae Rio celebrou os 10 anos do Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) na Região Serrana, marco de uma década de incentivo à educação empreendedora e de transformação na vida de milhares de estudantes e educadores. Somente em 2025, o programa já alcançou 14.251 alunos e professores, estimulando o protagonismo jovem e a inovação nas escolas públicas.
O JEPP aproxima o ensino escolar da realidade do trabalho, da geração de renda e do empreendedorismo. Na Região Serrana, o programa já atendeu neste ano 8.829 alunos diretamente nas escolas, 5.442 estudantes em ações de educação empreendedora e 1.054 professores e gestores capacitados. O JEPP está presente nos municípios de Bom Jardim, Sumidouro, Cordeiro, Cantagalo, Carmo, Nova Friburgo, Trajano de Moraes, Macuco, Duas Barras, Santa Maria Madalena e Cachoeiras de Macacu.
A cerimônia de comemoração reuniu lideranças locais e parceiros em Bom Jardim. Estiveram presentes: o prefeito de Duas Barras, Bebeto; a secretária de Educação de Bom Jardim, Luciana Lattanzi; além de representantes das secretarias de Educação das demais cidades da região: Osório Luis Figueiredo de Souza (Cachoeiras de Macacu), Jaqueline Lach Wermelinger Pires (Duas Barras), Milene Raposo de Souza (Sumidouro), Alessandra de Araujo Salgado (Cordeiro), Fabianna Molin Pacheco (Cantagalo), Lia Marcia Matoso (Trajano de Moraes) e a subsecretária Valcilene Portugal (Santa Maria Madalena). Também participaram consultores e analistas do Sebrae Rio, a analista do Sebrae Nacional, Ana Paula Papa Miranda, e o assessor do diretor de Produto e Atendimento do Sebrae Rio, Ricardo Tocantins.
Educação que transforma
Para Fernanda Gripp, coordenadora regional do Sebrae Rio, o resultado de uma década de trabalho é motivo de orgulho coletivo:
“O JEPP é sobre descobrir potenciais e construir caminhos. Ver jovens que começaram ainda crianças no programa e hoje empreendem ou seguem carreiras inspiradas pelo que viveram nas escolas, mostra o quanto a educação empreendedora é transformadora. É um legado que continua crescendo com o envolvimento de professores e gestores comprometidos.”
Um dos exemplos dessa trajetória é o jovem empreendedor Pedro Henrique Pinheiro, aluno do município de Cordeiro, hoje com 18 anos, que participou do JEPP pela primeira vez aos 10 e foi o autor da arte comemorativa dos 10 anos do programa na região.
“A arte representa o crescimento do projeto — uma escada que simboliza cada degrau dessa caminhada. São 10 anos de aprendizado, de conquistas e de novas oportunidades. O JEPP me mostrou que o meu talento podia ser também o meu futuro. Aprendi que dá para empreender com o que a gente ama fazer”, contou Pedro, que começou no projeto como aluno e hoje produz ilustrações e capas de livros.
Professores como agentes de transformação
A professora e atual diretora adjunta da Escola José Pinho, em Cordeiro, Fernanda Feijó, acompanhou de perto o desenvolvimento do projeto e o crescimento de alunos como Pedro:
“O JEPP abriu portas — não só para os estudantes, mas para nós, professores. Aprendemos a olhar para cada aluno e enxergar potencial onde antes havia apenas timidez ou dúvida. O papel do professor é ampliar horizontes, ajudar os jovens a perceber que o talento que eles têm pode se tornar oportunidade. O Pedro é prova disso.”
A educadora também coordena novas iniciativas inspiradas no JEPP, como o projeto de empreendedorismo social com alunos com necessidades especiais, que prevê a produção de frutas e legumes desidratados, envolvendo famílias da zona rural.
Sobre o JEPP
O Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) é uma metodologia do Sebrae que leva o tema do empreendedorismo para dentro das escolas públicas e privadas, com atividades práticas e lúdicas adaptadas à faixa etária dos estudantes. O conteúdo estimula o trabalho em equipe, a inovação e a responsabilidade, desenvolvendo competências essenciais para a vida pessoal e profissional.
