ASN RJ
Compartilhe

Festa Brasileira celebra o folclore e a cultura popular na Praça Tiradentes

Durante dois dias, mais de 6 mil pessoas assistiram a apresentações musicais típicas de várias regiões do país
Por Redação
ASN RJ
Compartilhe

Teve música, dança, viola caipira, bumba meu boi, comidas típicas dos estados e muito artesanato. Foram dois dias de várias atrações na Praça Tiradentes, sexta-feira (29/8) e sábado (30/8), durante a 1ª Festa Brasileira. Organizada pelo Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB) e pelo Sebrae de nove estados, a festa celebrou o folclore e a cultura popular do país, reunindo um público de mais de 6 mil pessoas.

Nos dois dias de festa, se apresentaram o Kboclos, um dos grupos de maior evidência no atual cenário cultural de Manaus (AM); a Orquestra de Viola Caipira Bicho Do Paraná (PR); o Grupo de Danças Folclóricas SESC Paraíba; a roda de samba do grupo Balaio Bom (RJ); o grupo Encanto Carioca (bumba meu boi) (MA); e Enrico Di Miceli, artista do Amapá. Nos intervalos, a DJ Orkidia Music agitou o público. Foi uma verdadeira imersão cultural, com muita alegria e diversidade.

Festa Brasileira

Mais de 30 barracas, dispostas ao redor da calçada em frente ao CRAB _ onde também foi montado o palco, ofereciam artesanato nacional, gastronomia regional e assessórios de moda. A Festa contou ainda com o espaço SESC+Diversão para a criançada, com atividades manuais, pintura corporal, jogos populares, indígenas e dos povos originários. As atrações e expositores da 1ª Festa Brasileira vieram dos estados do Paraná, Santa Catarina, Amazonas, Paraíba, Ceará, Amapá, Mato Grosso, Rio de Janeiro e São Paulo.

“A Festa Brasileira também potencializa a missão do CRAB de ampliar o reconhecimento do artesanato como patrimônio cultural e vetor de desenvolvimento econômico. Ao dar visibilidade a esses saberes no contexto de uma celebração nacional, o CRAB contribui para despertar o interesse de novos públicos, gerar oportunidades de negócios para os artesãos e reforçar o sentimento de pertencimento à diversidade cultural do país. Assim, o evento se torna um marco simbólico e estratégico: uma homenagem às raízes e, ao mesmo tempo, um convite para que elas floresçam no presente e no futuro”, afirma Sergio Malta, diretor de Desenvolvimento do Sebrae Rio e membro do Comitê Nacional de Governança do CRAB.

A primeira edição da Festa Brasileira chega na sequência de celebrações como o Natal e as Festas Juninas, realizadas pelo CRAB Sebrae em 2023 e 2024, reforçando o espaço como um fundamental apoiador e incentivador das manifestações culturais e artísticas do Brasil.

“Para o CRAB, trata-se de afirmar seu papel como guardião, difusor e renovador das tradições que formam a identidade do povo brasileiro. O folclore e a cultura popular são fontes vivas de inspiração para o artesanato, que traduz em formas, cores e técnicas os saberes transmitidos de geração em geração. Ao reunir obras artesanais, grupos culturais, músicos e o público em um mesmo espaço, o CRAB cria pontes entre tradição e contemporaneidade, fortalecendo a valorização do trabalho manual e das expressões artísticas regionais”, explica Ana Simões, coordenadora de Articulações e Parcerias do CRAB.

Sobre o CRAB

Criado em 2008, em um prédio histórico e tombado da Praça Tiradentes, no Centro do Rio de Janeiro, o CRAB realiza atividades que reforçam sua missão de promover o artesanato nacional e contribuir para qualificar a imagem dos produtos feitos à mão no Brasil.

Desde sua abertura, o espaço já abrigou 37 grandes exposições; reestruturou seu acervo de cerca de 2 mil obras e estabeleceu o Programa de Visitas Guiadas, o Programa Educativo e o Programa de mostras de artesanato de todo o país. Todo o espaço possui uma estrutura moderna e sofisticada que convive com o padrão construtivo do século XVIII.

Atualmente, o CRAB exibe duas exposições. No térreo, está a mostra Sinta o Sul _ Bioma Mata Atlântica, com o artesanato típico dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Nas galerias do primeiro andar, está em cartaz Mata Viva, que exibe 260 peças de 65 grandes artesãos do país, criadas com materiais dos seis biomas brasileiros: da Amazônia à Mata Atlântica, do Pantanal e Cerrado à Caatinga e o Pampa.

Serviço

Endereço: Praça Tiradentes 69/71, Centro do Rio de Janeiro

Funcionamento: terça-feira a sábado, das 10h às 17h

Ingresso: entrada franca (mediante documento com foto)

Site: https://crab.sebrae.com.br/

  • Artesanato
  • CRAB
  • Festa Brasileira