A nomeação do Rio de Janeiro pela Unesco como Capital Mundial do Livro em 2025 gera uma expectativa positiva para o mercado editorial. No ano passado, as editoras brasileiras arrecadaram 8% a mais que em 2023, segundo o 13º Painel do Varejo de Livros no Brasil, mas continuam enfrentando desafios. Para fortalecer as pequenas editoras do estado e aumentar seu faturamento, o Sebrae Rio está com inscrições abertas no projeto Mercado Editorial e Literatura Criativa até 20 de maio pelo link.
“Este ano é crucial para uma virada no mercado editorial, que vive um momento de recuperação após anos de crise, causada pela mudança na forma como as pessoas consomem informação a partir das novas tecnologias. As editoras estão buscando soluções inovadoras e nosso projeto pioneiro contribui com esse movimento de adaptação e desenvolvimento das pequenas editoras”, afirma o diretor de Desenvolvimento do Sebrae Rio, Sergio Malta.
A expectativa é atender 40 MEI e microempresas do mercado editorial com 42 horas de capacitação em sete meses. As atividades coletivas e consultorias individuais em formato on-line abordam temas como gestão de processos, elaboração de projetos, captação de recursos, finanças, inovação e marketing digital.

Mais de 150 pequenas editoras fluminense já foram apoiadas pela iniciativa que ajuda empreendedores a acompanhar tendências, aprimorar habilidades e desenvolver estratégias para se adaptar e se destacar no mercado.
“A capacitação me trouxe conhecimentos atualizados sobre o mercado e tive a chance de participar de eventos como a Festa Literária Internacional de Paraty, o que foi muito importante na minha caminhada”, afirma a co-fundadora da Perguntar Editora, Maria Inês Machado, uma das participantes do projeto.
O Sebrae custeia 98% do curso e o investimento do empreendedor é de apenas R$ 150, que pode ser feito em até 10 parcelas.