ASN RJ
Compartilhe

Sebrae Rio e ADR Líder apresentam projeto de circuito de cicloturismo no Centro-Sul

Evento realizado nesta segunda (29/09) recebeu o senador Carlos Portinho e empresários da região para conhecer as Trilhas do Caminho Novo
Por Sebrae Rio
ASN RJ
Compartilhe

Com o objetivo de apresentar o projeto Trilhas do Caminho Novo, circuito de cicloturismo da região Centro-Sul, e articular a união entre o poder público, privado e agentes locais, o Sebrae Rio e a Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) Centro-Sul receberam Marcelo Fiorini, diretor de Produto e Atendimento do Sebrae Rio; Tito Ryff, gerente de Políticas Públicas do Sebrae Rio; o senador Carlos Portinho (PL) e empresários locais. O encontro aconteceu nesta segunda-feira (29/09), no Condomínio Boa Vista, um novo empreendimento no município, que também teve seu lançamento feito na ocasião.

A iniciativa de apresentar o projeto de cicloturismo é um desdobramento do Encontro Nacional de Gestores do Programa Parlamento Mais Empreendedor, que aconteceu em maio, onde há uma aproximação do Sebrae com as bancadas federais (Senado e Câmara Federal), estaduais (Assembleia Legislativa) e municipais (Câmaras dos Vereadores) para fortalecer o engajamento de políticas que favoreçam os pequenos negócios. Naquela ocasião, Portinho ficou interessado em conhecer melhor o circuito no Centro-Sul.

“Esse circuito vai ser uma possibilidade de as pessoas pedalarem e correrem em um lugar que traz paz, e isso vai desenvolver negócios além do turismo e revelar cidades que estavam adormecidas”, acredita o Senador Carlos Portinho.

O circuito Trilhas do Caminho Novo prevê 400km de extensão, conectando 10 municípios da região de maneira sustentável. Participam do projeto os municípios de Areal, Comendador Levy Gasparian, Engenheiro Paulo de Frontin, Mendes, Miguel Pereira, Paraíba do Sul, Paty do Alferes, Rio das Flores, Sapucaia e Três Rios.

O circuito visa a valorização dos atrativos naturais e culturais e a promoção do turismo de experiência, com o intuito de transformar a região em um destino nacional de cicloturismo. Além de contribuir para o desenvolvimento de mais de 570 atividades econômicas locais como hotelaria, serviços de guia, alimentação, equipamentos de ciclismo e outros.

O projeto das Trilhas do Caminho Novo está em fase final e já conta com roteiros estruturados, sinalização turística, capacitação de empreendedores e ações integradas de marketing. “O turismo na nossa região sempre foi uma potência. E, hoje, quando a gente compara os cinco últimos anos com o que era há 20 anos, é bem diferente. Nós já temos seis roteiros estruturados. Além de Paty de alferes, que é uma referência no turismo rural”, ressalta Jorge Pinho, coordenador regional do Sebrae Rio em Três Rios.

-

  • Empreendedorismo
  • Sebrae Rio
  • turismo