ASN RJ Atualização
Compartilhe

Sebrae Rio promove Fórum de Oportunidades no Óleo e Gás Offshore

Potencial de negócios para micro e pequenas empresas em regiões produtoras de petróleo foi apresentado em evento gratuito
Por Redação
ASN RJ Atualização
Compartilhe

Com foco em ampliar a participação dos pequenos negócios na cadeia produtiva do petróleo, o Sebrae Rio realizou, nesta segunda-feira (27/10), o Fórum Sebrae de Oportunidades de Óleo e Gás Offshore, no Centro de Convenções do Windsor Florida Hotel, no Flamengo. O encontro reuniu mais de 150 empresas apoiadas pelo Sebrae, além de lideranças do setor e instituições estratégicas da área de energia.

Foram apresentadas oportunidades de fornecimento e inovação nas bacias de Campos e de Santos, além da nova fronteira energética na Foz do Amazonas. As discussões abordaram diretrizes e informações essenciais para micro e pequenas empresas que desejam ingressar ou expandir sua atuação no mercado offshore.

Integrando a programação da OTC Brasil 2025, que aconteceu nesta semana no ExpoRio Cidade Nova, o Fórum reforçou o compromisso do Sebrae Rio em aproximar os pequenos negócios das grandes empresas do setor energético. A iniciativa promoveu integração, troca de conhecimento e debate sobre as demandas da indústria, os projetos em andamento e as perspectivas futuras do segmento offshore.

A programação teve painéis temáticos sobre as principais bacias produtoras do país, destacando o potencial de investimento, inovação e as oportunidades para fornecedores locais e startups.

“O Fórum reforça o papel do Sebrae Rio em conectar os pequenos negócios às grandes oportunidades da cadeia de óleo e gás offshore, ampliando a inserção das micro e pequenas empresas em um setor estratégico para o desenvolvimento do país. Os pequenos negócios são parte essencial de toda a operação de óleo e gás no Brasil, contribuindo com inovação, eficiência e geração de empregos”, afirma Danielle Rodrigues, coordenadora de Energias do Sebrae Rio.

O evento também recebeu comitivas institucionais e missões empresariais dos Sebrae Amapá, Bahia, Espírito Santo e Sergipe, fortalecendo a integração e o intercâmbio entre ecossistemas de energia de diferentes regiões do país.

A realização teve o apoio de empresas e instituições do setor, como Associação Brasileira das Empresas de Bens e Serviços de Petróleo (Abespetro), Associação Brasileira dos Produtores Independentes de Petróleo e Gás (ABPIP), Agência de Desenvolvimento do Governo do Amapá, NOV, Oceaneering, OneNature, Petrobras, PPSA, Sebrae/AP, SLB, Subsea7 e Teknofil.

Na foto de abertura do evento, estão: Danielle Rodrigues, coordenadora de Energia e gestora do Polo Offshore no Sebrae Rio; Aline Lobo, coordenadora do Polo Onshore no Sebrae Bahia; Alcilene Cavalcante, diretora-superintendente do Sebrae Amapá. Os registros a seguir são dos painéis temáticos:

Painel da Bacia de Campos com Lucas Mota, gerente executivo da Associação Brasileira dos Produtores Independentes de Petróleo e Gás (ABPIP); Nilo Martins, gerente comercial da Subsea7; Gabriel Lima, Supply Chain da NOV; Marcello Santos, CEO da Teknofil Comercial, como moderador

Painel da Bacia de Santos com Tabita Loureiro, diretora técnica da Pré-Sal Petróleo S.A. (PPSA); Simão Silva, diretor executivo da Oceaneering; Victor Pereira, gerente de Supply Chain da SLB; Thadeu Paravidino, CEO da OneNature, como moderador

Painel da Bacia da Foz do Amazonas com Antônio Batista, diretor de Petróleo & Gás da Agência Desenvolvimento do Governo do Amapá; Cezar Gomes Carneiro, coordenador da Área de Exploração da Petrobras; Telmo Ghiorzi, presidente executivo da Associação Brasileira das Empresas de Bens e Serviços de Petróleo (Abespetro); Alcilene Cavalcante, diretora-superintendente do Sebrae Amapá, como moderadora

  • cadeia produtiva
  • conexão
  • energia
  • offshore
  • Petróleo e Gás