Para debater o mercado da indústria de óleo, gás e energia no Brasil, a OTC Brasil será realizada até hoje, dia 26. Especialistas do setor estão promovendo troca de conhecimento, além de oportunidades de negócios em diferentes áreas da indústria offshore. O Sebrae Rio montou um estande para atendimentos aos pequenos negócios participantes, além de levar oito micro e pequenas empresas do segmento para apresentar suas soluções dentro da feira.
Uma dessas empresas é a Protect Work, que começou atuando no mercado de roupas íntimas e mudou para a produção de EPIs. O gerente comercial da empresa, Wellerson Ferreira, contou como foi a troca de segmentos: “Há 13 anos vimos uma oportunidade de negócios com o potencial de Macaé no segmento. Com essa mudança de perfil, conseguimos triplicar a produção, que é própria, além da qualidade reconhecida e do pronto atendimento. Dentro da OTC Brasil, somos a única empresa de uniformes presentes no evento”.
No primeiro dia, o estande do Sebrae recebeu o cônsul adjunto da Argentina, Nicolás Gujski, e alguns representantes da delegação da Argentina para uma conversa, além de delegações do Espírito Santo e Amapá. Estas delegações contam com a presença de representantes dos governos e empreendedores.
No segundo dia, o Sebrae Rio apresentou os projetos dos polos offshore e onshore, além do Acordo Petrobras Sebrae. A Aliger foi uma das vencedoras dos Editais lançados neste Acordo e vem desenvolvendo soluções para a Petrobras. O chefe de desenvolvimento de negócios da empresa, Matheus Monteiro, explica a importância da qualificação: “Desde o início, procuramos o Sebrae por sua expertise, e participamos de programas e consultorias oferecidas pela instituição. Com isso, melhoramos internamente nossos processos. O mercado de inovação tem um crescimento exponencial. É muito gratificante atendermos e ver a nossa tecnologia em uma empresa do porte da Petrobras”.
Para incrementar a participação na OTC Brasil, o Sebrae Rio promoveu uma rodada de negócios com 70 micro e pequenas empresas de seis estados (Rio de Janeiro, Espírito Santo, São Paulo, Sergipe, Rio Grande do Sul e Minas Gerais), com nove empresas âncoras (Ventura, 3R Petroleum, Modec, Forship, Oceaneering, Oilequip, Trident, Engeman e Oilstates).
“O Sebrae Rio quer reforçar sua atuação no mercado offshore do nosso estado por meio de ações estratégicas, como o desenvolvimento de fornecedores, conexões entre pequenos negócios e grandes empresas, fortalecimento das governanças e parceiras comerciais”, destaca Maíra Campos, gerente de Grandes Empreendimentos do Sebrae Rio.